sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Por um DCE forte, combativo e independente.

Antes de colocar as nossas propostas, pautas, queremos discutir o papel que o Diretório Central dos Estudantes cumpriu, cumpre e pode vim a cumprir. Para nós, o DCE tem que ser o pólo aglutinador de todos os estudantes, todas as mobilizações tem que irradiar na sua sede, na sua ação política o colocando como representante de todos os que lutam por uma universidade publica de qualidade e democrática.
Acreditamos que este deve ser mais que um órgão representativo nas instancias burocráticas da universidade, o DCE deve ser a personificação da vontade que cada estudante leva nas suas lutas, nas suas palavras de ordens e no seu próprio cotidiano, uma representação que além do campo formal atua como força política mobilizadora capaz de dialogar com a pluralidade de opiniões.
Quando analisamos a atuação da direção que compôs a ultima gestão podemos compreender o quanto faltou a esses grupos a vontade de construir um DCE que se comprometesse com a luta dos estudantes e que se colocasse como principal articulador de todas as mobilizações que viessem a acontecer, o que vemos é um distanciamento cada vez maior entre diretório e base, os discursos se contrapõem, as praticas do que dirigem se tornam cada vez mais inaceitáveis diante das mobilizações dos que querem muito mais que acordos com a reitoria, almejam construir uma universidade verdadeiramente democrática e de qualidade que garanta a todos e todas acesso e permanência.
Nas nossas propostas não vai estar colocado que resolveremos tudo, que só precisamos do seu voto e nada mais, precisaremos muito mais da vontade política dos estudantes em mudar a situação em que a universidade se encontra a representação estudantil sozinha não é capaz de colocar as suas pautas em discussão nos conselhos, as ultimas mobilizações ocorridas na universidade provaram que só unificados e em luta podemos garantir o debate e a concretização das nossas pautas.
Precisamos construir uma gestão que continue mobilizando a universidade a partir das suas principais reivindicações, que se coloque sempre à frente, que seja uma trincheira na luta por uma educação de qualidade dentro e fora da universidade junto a outros setores da sociedade, um DCE que tenha posição, que não perca tempo com burocracia, com disputas que nada construam ou apontem, tiramos 37 pautas em uma assembléia durante as mobilizações, já entregamos a reitoria, se perdemos o fôlego no próximo semestre a situação poderá piorar.
Se manter mobilizados é a nossa tarefa para os próximos meses, deixar que tudo se resolva nos conselhos sem nenhuma pressão por parte do movimento poderá nos trazer uma derrota, nos desmobilizar e colocar todo o processo em risco, NÃO TEMOS TEMPO A PERDER! O único caminho que nos levará a vitoria é a luta em todos os espaços da universidade.
A nossa chapa é composta por militantes que participaram ativamente das mobilizações e que constroem a cada dia um movimento que seja independente de governos e das vontades particulares, convidamos você a participar desse processo, não aceite os acordos feitos pelos que não tem o mesmo interesse da maioria dos estudantes, não se entregue a desesperança, ao medo de lutar, não perca tempo! A hora de lutar por uma universidade publica de qualidade e democrática chegou, não podemos perder essa oportunidade, o DCE é fundamental nessa luta.
LUTE, VOTE E CANTE!!
NÃO TEMOS TEMPO A PERDER!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário