sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Não Temos Tempo a Perder: DCE de luta já!

Chegou o momento das eleições do DCE-UFBA, nesta ocasião especial onde é possível fazer uma ampla discussão sobre nossa Universidade e apontar quais os rumos o movimento estudantil da UFBA deverá seguir queremos apresentar a você a chapa 2 “Não temos tempo a perder!”.
Com a experiências das mobilizações realizadas na UFBA esse semestre, defendemos que nestas eleições os estudantes reflitam e decidam sobre qual tipo de DCE será compatível com a nossa necessidade de retirar do papel as conquistas que arrancamos da reitoria através da nossa luta.
O Diretório Central de Estudantes é a entidade máxima de representação dos estudantes da UFBA. O papel do DCE é junto aos centros e diretórios acadêmicos atuar permanentemente na defesa dos interesses dos estudantes, lutando por suas pautas, exigindo da reitoria e do governo um compromisso com a construção de uma Universidade pública, gratuita, e de qualidade.
Infelizmente essa não tem sido a pratica das últimas gestões do DCE. Nos últimos anos o DCE foi se afastando dos estudantes, com isso foi deixando de refletir suas angústias e necessidades. O resultado é que hoje muitos estudantes não sabem o que é, ou pra que serve o DCE. as ultimas gestões tão distantes dos estudantes aproximaram-se bastante da administração da Universidade optando por uma prática institucional deslocada do cotidiano dos estudantes, deixando de impulsionar o movimento estudantil.
O segundo semestre de 2011 nos deu uma lição. Há anos a UFBA não vivenciava uma mobilização tão intensa. Foram 4 grandes passeatas, 5 assembléias gerais, audiência com a reitora, ocupação da FAPEX e do CONSUNI. Os estudantes arregaçaram as mangas, foram a luta e colocaram a reitoria contra a parede. Mais uma vez ficou comprovando que a força do movimento estudantil reside na capacidade que cada estudante tem de se indignar com os problemas a sua volta e partir para ação. A nossa chapa acredita que nós estudantes da UFBA não temos tempo a perder! Compõem a nossa chapa estudantes que como você participaram das mobilizações ocorridas neste semestre e anseiam por ver saírem do papel as nossas conquistas.
Estamos comprometidos com a construção de um novo movimento estudantil combativo, democrático, e independente de diretorias, reitorias, e governos.
Acreditamos que só dessa forma é possível conquistar vitórias. Fazem parte da nossa chapa estudantes que constroem a Esquerda da UNE e a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudante Livres) que hoje realizam junto aos demais movimentos sociais a Campanha nacional e o Plebiscito pelos 10% do PIB para educação pública já! As reivindicações que nós estudantes fizemos esse semestre estarão em jogo se não exigimos que a educação pública seja tratada pelo governo federal como coisa séria, por isso precisamos também de um DCE forte que se articule com o movimento estudantil combativo em nível nacional para lutar em defesa de nossos interesses.
Todas as nossas propostas apontam no mesmo sentido. Queremos que a UFBA se torne uma Universidade cada vez mais pública e democrática, pra isso não precisamos aceitar uma expansão precarizada . Queremos uma expansão com qualidade, com ensino, pesquisa, e extensão de qualidade. O DCE é uma ferramenta importante para alcançar esses objetivos.
O governo Dilma e a reitora Dora não terão descanso! Chega de promessas, queremos que nossas conquistas saiam do papel já! Nós não temos tempo a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário