sábado, 12 de novembro de 2011

LUTAS NA UFBA: TIRAR OS COMPROMISSOS DO PAPEL E AVANÇAR NA LUTA RUMO A CONQUISTAS REAIS.

 
Esse semestre se iniciou com um sentimento diferente nas(os) estudantes da UFBA. Cansados de suportar uma realidade de permanente precarização nos nossos cursos, as(os) estudantes foram pra rua manifestar toda a sua indignação e reivindicar aquilo que é nosso por direito: restaurante universitário, mais professores, segurança, buzufba, livros, residência, assistência estudantil, recursos para os cursos novos, melhor funcionamento dos serviços... Enfim, uma educação com qualidade!
Encerra-se neste ano o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A expansão da universidade é uma reivindicação histórica da sociedade brasileira e todos nós somos a favor. Infelizmente, implementado sobre a forma de um decreto pelo governo e reitoria, sem o necessário diálogo com os estudantes e a comunidade acadêmica, o REUNI expandiu a universidade sem garantir aumento das verbas de forma proporcional às vagas. Hoje sentimos na pele as consequências dessa forma de expansão.
Mas os estudantes voltaram a acreditar que se nos unirmos e lutarmos podemos mudar a triste realidade da nossa universidade. Depois de grandes marchas, assembléias, atos e ocupações, pressionada pela mobilização estudantil, a reitoria precisou dar uma resposta (às) aos estudantes.

O QUE A REITORIA SE COMPROMETEU:
- Constituir uma comissão paritária (composta por conselheiros estudantis, dos servidores e professores) para elaborar planos para por em prática as reivindicações referentes à Assistência Estudantil: o serviço de transporte intercampi (Buzufba), ampliação e descentralização dos Restaurantes Universitários (unidades na Vitória, Canela e São Lázaro), entrada em operação da nova Residência Universitária da Garibaldi, reforma das atuais e/ou construção de novas.
- Ampliar o funcionamento da SGC (Secretaria Geral de Cursos) e outros serviços para atender os estudantes do noturno e cursos novos; aumento dos Servidores docentes e Técnico-administrativos; elaborar um Plano de Segurança para a UFBA.
- Encaminhar uma moção da Universidade ao Ministério da Educação, reivindicando 10% do PIB para a educação pública!

O QUE AINDA QUEREMOS RESPOSTA:
- Prazo para a construção dos Restaurante Universitário, aumento da capacidade do RU de Ondina, redução do valor para 1,00 (um) real sem redução da qualidade e melhoria dos serviços,
- Que a construção do Plano de Segurança da UFBA tenha participação paritárias de todos os setores, e que a partir dele se construa uma Guarda Universitária (contra as terceirizações) e de imediato se contrate mais vigilantes e estes sejam capacitados para além da segurança patrimonial, além de se aumentar e melhorar a iluminação.
- Condições para funcionamento pleno de todos os cursos, em especial os cursos novos. Funcionamento de xerox, colegiados e órgãos da administração no turno noturno, e melhoria e ampliação destes serviços nos demais horários; ampliação de material didático e de prática (aqueles específicos para os cursos), de laboratório, livros, e os diversos recursos para a qualidade da formação nos diversos cursos.
- Ampliação de professores e servidores minimamente de forma proporcional ao aumento das vagas. A reitora se compromete a aumentar os servidores de acordo com as metas do REUNI, mas isso não é suficiente, porque o próprio REUNI e o PNE (Plano Nacional de Educação) estabelecem como metas a redução da proporção professor\aluno em quase a metade. Por isso reivindicamos que a reitoria se comprometa em contestar as metas do REUNI e do novo PNE e aumentar de fato a contratação de docentes e técnicos-administrativos.

Nossa chapa entende que a luta não acabou. PRIMEIRO porque só serão concretizados os compromissos que foram firmados no papel se seguirmos mobilizados e pressionando. Não são só as comissões que ficaram responsáveis por acompanhar ou os conselheiros estudantis nos espaços institucionais que garantirão a concretização das pautas, mas o conjunto dos estudantes precisam acompanhar o desenrolar do processo, e o DCE tem a função trazer as informações para próximo dos estudantes; mais do que isso, nós estudantes precisamos continuar com luta direta, realizando atos e mobilizações e o DCE tem que servir para organizar essas lutas.
SEGUNDO, porque ainda existem várias reivindicações das quais não tivemos resposta, ou as repostas foram vagas e os prazos incertos. A UFBA tem inúmeros problemas que implicam na qualidade da formação profissional que teremos e no futuro da educação pública na nossa universidade. A Assistência Estudantil hoje, por exemplo, é extremamente precária e insuficiente. Infelizmente muitos estudantes de baixa renda, aqueles que conseguem chegar aqui, tem inúmeras dificuldades de se manterem pois faltam vagas nas residência e as que existem são precárias, falta bolsas e valor insuficiente das que são oferecidas, enfim, faltam recursos e meios para a garantia de permanência dos setores de baixa renda na universidade.
TERCEIRO, porque estes mesmos problemas não serão resolvidos apenas na administração da UFBA. Não é só a reitoria que é responsável por tais precariedades, mas as políticas educacionais do governo e a histórica falta de verbas pra educação. Por tudo isso entendemos que as e os estudantes da UFBA já esperaram de mais pra que fossem resolvidos tantos problemas na nossa universidade. Entendemos que essa é a hora de fortalecer e manter a luta aqui na UFBA por qualidade na educação pública, porque NÃO TEMOS TEMPO A PERDER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário